Depois da invasão russa à Ucrânia,
foram-se multiplicando as campanhas de apoio ao povo ucraniano pelo mundo todo.
Além das angariações de fundos criadas por associações ou por personalidades
individuais, verificou-se também um elevado
número de iniciativas de crowdfunding. “Ajude o povo da
Ucrânia” é uma página que reúne todas as angariações de
fundos lançadas em Portugal, assim como campanhas criadas em Espanha e noutros
países europeus.
A página, criada pela
plataforma GoFundMe, disponibiliza também um guia de como lançar um crowdfunding dirigido a uma Organização
Não-Governamental (ONG) que preste apoio ao povo ucraniano.
As angariações de fundos
são sujeitas a um processo de
revisão e validação, de forma a garantir que os fundos chegam aos
respetivos beneficiários. O cumprimento de todos os estatutos, da da lei e dos
regulamentos financeiros globais, em conformidade com as sanções económicas
impostas, também é supervisionado.
O crowdfunding ou
financiamento coletivo consiste na obtenção de financiamento para um
determinado projeto. O capital doado é disponibilizado por uma “multidão” (do
inglês “crowd”)
e não por um reduzido número de investidores. As vantagens do financiamento
coletivo relacionam-se com o facto de ser possível “dar
apoio direto a quem precisa de assistência financeira de emergência”,
lê-se na página, e de não existirem longos períodos de espera para receber os
fundos angariados.